Laca

https://www.deguilemoveis.com/

Surgida em meados da década de 1970, com a ideia de injetar vida e cores nos ambientes, a laca ainda hoje é um dos acabamentos mais utilizados em móveis de madeira. Normalmente associada à sofisticação, seja na versão brilhante ou fosca, a laca é marcada pela versatilidade.  Com uma infinidade de tons, criados a partir de cores primárias, e estilos de móveis em que pode ser aplicada, a laca se destaca em qualquer ambiente.
Na maioria das vezes, a aplicação da laca é feita sobre o MDF. Uma pistola de pintura com efeito de base, chamada primer, é utilizada logo após a lixação, para deixar a superfície lisa e com os poros vedados. Só depois é aplicada a laca.
As lacas italianas possuem uma ótima elasticidade e cobertura dos produtos. O resultado é um acabamento liso, uniforme e sem manchas. Porém, nem todos os móveis permitem receber a laca. Alguns produtos, devido à sua construção, podem ter o laqueamento prejudicado, perdendo qualidade.
A laca é um acabamento que requer mais cuidado, dada sua fragilidade, se comparada aos padrões de madeira. Na laca, são mais comuns as batidas nas quinas e os arranhões nos tampos. Por isso, ela é bem-vinda em produtos pontuais da sua casa, que não tenham tanto contato de uso. Os móveis mais adequados seriam mesas de complementos, cômodas e molduras de espelho, por exemplo.
Nas linhas de sala de jantar, escrivaninhas, aparadores e mesas de escritório, o vidro pintado no tampo é um ótimo recurso para proteger a peça e melhorar sua funcionalidade no dia a dia.
Na hora de decidir entre a laca fosca e a laca brilhante, tenha em mente que a primeira se caracteriza pela ausência total de brilho, tendo um toque acetinado e maior resistência. Assim, é indicada para produtos de maior uso e contato, como escrivaninha, cadeira, tampo de mesa de jantar, etc. Já a laca brilhante atinge mais de 90% de brilho e seu processo industrial inclui uma etapa a mais: um polimento similar ao processo automotivo. Isso gera um custo mais elevado e restringe sua aplicação em alguns produtos, pois a politriz, ferramenta usada nesse método, trabalha somente em planos retos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Decoradora – Luciana Peixoto.
https://www.deguilemoveis.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: