Hoje as dicas são de como organizar o guarda-roupa ou closet. Você já se sentiu como se não pudesse nem encontrar algumas de suas roupas? Geralmente exageramos em alguma coisa ou outra na hora de comprar e depois percebemos que não temos onde colocar todas essas roupas e acessórios, e acabamos colocando em algum canto para depois. Só que, com o tempo, isso vai virando uma bagunça e a gente fica sem saber pra onde correr.
Pois hoje vamos dar um jeito nisso junto com você! Então vamos lá.
1. Escolha um dia para fazer a arrumação do espaço, e reserve ao menos umas 4 horas para essa tarefa.
2. Não fique adiando! Quanto antes você fazer isso, melhor e por mais tempo você conseguirá se organizar.
3. Coloque roupas confortáveis, respire fundo e mãos à obra!
4. Pegue TODAS as coisas que tem no guarda-roupa ou closet, e coloque na sua frente. Pode colocar tudo em cima da cama, e os sapatos no chão, ao lado.
5. Se seu guarda-roupa estiver empoeirado, passe um pano molhado com vinagre de vinho branco em todas as superfícies. Não economize na limpeza – o vinagre ajuda a retirar mofo e cheiro de madeira antiga.
6. Pegue também tudo que deveria estar ou faz parte do espaço, e coloque junto às demais. Por exemplo: roupas que estiverem limpas na lavanderia, uma bolsa pendurada por aí, um sapato no outro cômodo.
7. Separe tudo em pilhas, seguindo o critério: “Quero manter isso”, “Para Doação”, “não tenho certeza sobre isso”.
8. Agora, separe os itens pelos quais já tiver decidido se desfazer e coloque em algum saco, ou caixa.
9. Quanto às peças da pilha do “não tenho certeza”, use o seguinte método: Pegue cada uma delas, olhe pra ela e pergunte se quer mesmo aquilo. Caso negativo, coloque no saco ou caixa de doação. Caso positivo, coloque na lista dos que manterá.
10. Agora, separe as peças por Separe calças jeans e outras, blusinhas, camisetas, camisas, chinelos, tênis, sapatos, sapatilhas.
11. Decida o que vai pendurar em cabides ou coisas do tipo, e o que irá pras gavetas. Separe novamente, mas agora usando este critério.
12. Agora, olhe pras gavetas vazias e decida que tipo de roupa colocará em cada uma delas. Eu gosto de organizar assim: Lingerie e meias, camisetas e blusinhas, blusas de frio e casacos, shorts e calças. As camisas deixo penduradas. Não coloque nada nas gavetas ainda, apenas visualize.
13. Agora, respire fundo mais uma vez prepare-se para dobrar: é a hora de tratar cada peça conforme os itens abaixo.
14. Meias: Nada de colocar uma dentro da outra! Isso faz com que elas percam o elástico e fiquem dançando dentro da gaveta. Pegue um par, coloque um pé por cima do outro, dobre ao meio e enrole até formar um rolinho. Depois, coloque-o de pé. Faça isso com todos seus pares.
15. Com as meias já dobradas em rolinhos, comece a colocá-las na gaveta por ordem de cor. Pode ser da mais clara para a mais escura, ou vice-versa. O importante é que elas formem uma espécie de “gradiente”. Tanto o método de dobrar quanto de guardar é da Marie Kondo, uma guru em arrumação. Aqui tem um diagrama bacana:
16. Agora, as calcinhas e cuecas: Dobre as pontas de fora para dentro, se necessário fazendo duas dobraduras. Depois, pegue a parte de baixo e dê a volta nas dobraduras, encaixando-o na parte da frente e, assim, formando uma espécie de “pacotinho”:
Depois, repita o mesmo processo: Arrume os itens na gaveta por ordem de cor, até formar um gradiente.
17. Blusas e camisetas: Escolha as que ficarão na gaveta e separe. Para dobrá-las, pense nelas divididas em 3 partes verticais. Dobre um dos lados com a manga pra frente e outro pra trás, conforme a figura. Depois, dobre em 3 partes horizontais, de forma que a estampa ou parte que a identifica fique aparente. Isso é importante para que você possa identificá-la facilmente na gaveta. Esse método serve tanto para regatas quanto para mangas curtas e compridas.
18. Novamente, divida as roupas por cor, da mais clara para a mais escura. Ao colocar na gaveta, procure deixa-las de pé, com a parte da estampa aparecendo. Tente deixar parecido com isso:
19. Calças, shorts e saias: Dobre a peça ao meio, de forma vertical e alisa bem, até que ela esteja bem alinhada. Depois, dobre-a de forma horizontal em até 4 partes e, assim como as camisetas e blusas, guarde-a na gaveta de pé e organizado por cor.
A essa altura, pode ser que você já tenha sentido uma grande diferença no seu guarda-roupa ou closet. Mas ainda faltam algumas peças, concorda?
20. Cabides: Prefira pendurar no cabide itens que são facilmente amassados ou então difíceis de dobrar e manter: Vestidos, camisas, ternos, camisas e casacos grandes.
21. Organize seus cabides: Se puder, tenha todos de uma cor só, e que sejam multifuncionais. Caso negativo, isso pode passar: O mais importante são as peças que ficarão penduradas no guarda-roupa.
22. Pendurando nos cabides: Novamente, separe por categorias de roupas e, depois, por cor. Você verá rapidamente que, com essa simples configuração, você terá muito mais noção do que está à frente. Aqui, não tem muito segredo para pendurar – os métodos tradicionais já satisfazem bem.
23. Sapatos em geral: Novamente, separe-os por tipo. Sapatos, chinelos, sapatilhas, sandálias, botas…Aqui, o ideal é que você tenha uma gaveta, espaço no guarda-roupa ou closet, ou mesmo um porta-sapato. Se tiver uma gaveta ou espaço, separe-os por tipo e cor, um ao lado do outro. Se for um porta sapato, guarde-os sempre com a sola de um pé colada em outra. Caso contrário, seu calçado poderá ficar sujo.
24. Não tem espaço nenhum no guarda-roupa ou closet para seus calçados? Você pode separar um cantinho do cômodo e guardá-los nas suas próprias caixas. Coloque uma etiqueta ou foto do sapato na frente da caixa, e você sempre saberá qual pegar.
25. Se não quiser guarda-los em caixas, procure saquinhos com etiquetas. Mas lembre-se: Sempre com as solas coladas umas nas outras!
Decoradora – Bruna Rodrigues
Deixe um comentário