Sustentabilidade

Há anos vem acontecendo a exploração do planeta sem que houvesse preocupação com a preservação do meio ambiente. O homem utiliza os recursos disponíveis sem considerar a preservação do local onde vive e o que vai ser deixado para as gerações futuras.

A questão do desenvolvimento consciente de projetos que considerem a não degradação do meio ambiente também tem ocorrido na área Design de Interiores. A esse respeito, aspectos como a especificação de produtos que contribuam para o consumo consciente, a eficiência energética, a responsabilidade social e o baixo impacto ambiental dos projetos tem sido observados.

Assim, podemos visar uma forma de se repensar o ato de morar enquanto uma ação ativa e intensiva de respeito e preservação do meio ambiente, atrelando, assim, para o conforto e a manutenção da qualidade de vida tanto para a atual geração quanto para as futuras.

É fato que a sustentabilidade é um assunto essencial na cultura contemporânea e esta preocupação com a responsabilidade ambiental tem sido muito enfatizada nas áreas de Engenharia e Arquitetura, porém, um projeto sustentável pode ir além. Guiado pelos mesmos princípios da construção sustentável o Design, de acordo com Márcio Dupont (Designer e  Consultor de Inovação e Sustentabilidade) pode exercer importante papel social-formador no sentido de educar o usuário a um novo estilo de vida influenciando o consumo de produtos, serviços e sistemas coerentes com este novo conceito de qualidade de vida além de corrigir atitudes.

Abaixo estão alguns exemplos de sustentabilidade que pode ser aplicada aplicada no Design:

Revestimento sustentável

Mobiliário sustentável e ecológico

1
Chaise Longue Cuzco

A chaise longue Cuzco foi feita de palha de folhas da palmeira tucum.

2
Leme Chaise Longue

A cadeira mantém a estrutura de “S” da cadeira de Panton, o bambu foi trabalhado em tiras compactadas e coladas umas nas outras formando uma superfície lisa e maciça.

3
Sofá da Manufatura

Sofá desenvolvido pela designer Fabíola Bérgamo, exclusiva da Loja Manufatura, ela usa madeiras certificadas e troncos que encontra caídos pela mata, nesse sofá além de ter usado madeira certificada ela usa também tecidos 100% naturais e o couro é de um fornecedor que usa restos de indústrias  do couro para produzir um material mesclado à látex natural e outras fibras vegetais.

Decoradora – Luciana Peixoto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: